Petrópolis terá 16 dias de programação especial pelo fim da violência contra a mulher

por Adriana Fradique publicado 24/11/2021 16h11, última modificação 24/11/2021 16h11

Vereador Eduardo do Blog é o autor da Lei que criou a campanha em Petrópolis

De autoria do vereador Eduardo do Blog, a Lei Municipal 8189/21 que criou a Campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher” será concretizada em Petrópolis, a partir de amanhã (25), em um evento que vai até 10 de dezembro e terá diversas atividades como palestras, ações sociais, além de um curso específico para policiais militares, visando a capacitação no enfrentamento a violência contra a mulher.

A abertura da campanha será às 9h, na Praça da Inconfidência, com acolhimento de mulheres pela equipe do Ônibus Lilás e pelo Programa Petrópolis da Paz, já o encerramento será realizado na Praça da Liberdade.

“Os números de violência doméstica não param de aumentar em todo o país e em Petrópolis não é diferente. Esperamos com esse evento, que inclusive passará a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos do Município, trazer cada vez mais conscientização sobre este tema tão urgente que é a violência, em todas as suas formas, contra a mulher,” declarou vereador Eduardo do Blog.

Em Petrópolis, o Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM) atendeu somente em 2021, 1.500 mulheres: o maior número de atendimentos desde a criação da instituição, em 2007. Também foram expedidas no município, somente nos últimos 13 meses, mais de 400 medidas protetivas para mulheres em situação de risco de violência, segundo informação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

O evento conta com as participações da Coordenadoria Especial de Articulação Institucional, de equipes do Centro de Referência em Atendimento à Mulher, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) e do Gabinete da Cidadania.