Petrópolis terá dia de conscientização da criança e do adolescente sobre os malefícios do tabagismo

por juliana.fernandes — publicado 01/08/2023 18h11, última modificação 01/08/2023 18h11

Projeto de Lei de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Coruja, institui, em Petrópolis, o dia de mobilização e conscientização da criança e adolescente quanto aos malefícios  do tabagismo. A proposta, aprovada nesta terça-feira (1º de agosto) já em segunda discussão, estabelece que o dia será em 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Segundo o autor do Projeto de Lei, vereador Júnior Coruja, a data passará a fazer a parte do calendário da cidade. “Será um dia para ações de saúde, esporte, assistência social e da infância e juventude, voltadas à conscientização sobre todos os males desencadeados pelo tabagismo. É preciso educar, atuar de maneira preventiva para mostrar que esse ato gera graves consequências”, destaca.

Além disso, o Projeto prevê, ainda, que as ações tragam também o aspecto terapêutico. “Precisamos reconhecer que o tabagismo é uma realidade e mostrar para aquelas crianças e adolescentes que já fumam que há como largar o vício, orientando sobre o tratamento e auxiliando na buscar por uma vida mais saudável”, detalha o parlamentar.

O vereador também propõe que as empresas que aderirem à campanha, promovendo ações na data e trabalhando no combate ao trabagismo, recebam o certificado “Amigo da Saúde". O certificado será fornecido pelo governo municipal, em ação de reconhecimento e para tornar público o trabalho de prevenção contra o tabagismo.

O Projeto de Lei, agora, será encaminhado ao Executivo.