Petrópolis terá Selo Amiga da Pessoa Idosa

por juliana.fernandes — publicado 19/07/2023 15h10, última modificação 19/07/2023 15h09

Empresas e repartições públicas que comprovarem treinamento e capacitação de seus funcionários para o atendimento humanizado de pessoas idosas poderão receber o Selo Amiga da Pessoa Idosa. A lei que institui a certificação, de autoria da vereadora Júlia Casamasso (Coletiva Feminista Popular), foi sancionada na última semana e, para que comece a ser concedida, resta apenas que o governo municipal defina os procedimentos para a concessão.

A vereadora destacou a importância de reconhecer e destacar iniciativas que garantam atendimento adequado a este público. “Com o envelhecimento da população é urgente preparar os trabalhadores dos setores de serviço, comércio e repartições públicas para o atendimento das pessoas idosas”, frisou, lembrando que, infelizmente, não são raras as reclamações de maus-tratos e negligência aos idosos no município.

Júlia Casamasso também lembra outro aspecto importante: Petrópolis é uma cidade turística, que recebe milhares de idosos anualmente. “Segundo a ABAV (Associação Brasileira de Agentes de Viagens), 15% dos pacotes turísticos vendidos são para pessoas com idade a partir de 65 anos. Isso significa que mais e mais idosos brasileiros estão promovendo o seu bem-estar por meio dessa prática. Sendo assim, é urgente que Petrópolis avance e seja vanguarda no tratamento aos idosos”, explicou.

A Lei prevê que o selo terá validade de dois anos, não havendo, no entanto, limite para sua renovação, desde que comprovado o atendimento à legislação. O selo pode, ainda, ser cancelado a qualquer momento, em caso de descumprimento dos dispositivos legais.