Política Municipal do Sistema QR de Informações é aprovada na Câmara

por Adriana Fradique publicado 11/11/2021 16h03, última modificação 11/11/2021 16h03
Política Municipal do Sistema QR de Informações é aprovada na Câmara

Vereador Gil Magno (DC) é autor do projeto

A Câmara aprovou na sessão de quarta-feira (10) o projeto de lei que institui a Política Municipal do Sistema QR Code de informações no Município de Petrópolis, que deverá incluir informações sobre atividades turísticas, culturais e também sobre o transporte público. A iniciativa é do vereador Gil Magno (DC).

O sistema QR CODE é a evolução do código de barras e significa resposta rápida, podendo ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares e tablets equipados com câmera. A nova tecnologia servirá também como uma espécie de museu a céu aberto, possibilitando o conhecimento imediato dos espaços públicos e informações de forma simples e ágil sobre o patrimônio histórico, cultural e ambiental.

- Este sistema já é utilizado em outras cidades e a ideia é contribuir para que haja inclusão cultural, turística, ambiental e otimização na mobilidade urbana a todas as pessoas, moradores e turistas que visitam Petrópolis”, explica.

O vereador complementa que, ao focar no código de QR Code, o petropolitano ou visitante terá acesso a um texto interativo, explicando sobre serviços, história e informações gerais sobre o lugar, monumentos, paisagens e características arquitetônicas locais.

Outra providência é que os pontos de ônibus de todo o município receberão um adesivo ou placa com o QR Code, em local de fácil acesso e visibilidade, com as principais informações sobre as empresas de transporte público, linha, itinerários, horários e demais dados necessários.

Anteriormente, a Câmara já havia aprovado uma indicação, também de autoria do vereador Gil Magno, para afixação de códigos QR Code em postes de iluminação pública para maior facilidade e praticidade na identificação e abertura de chamados e ocorrências de falta de luz em postes.

O projeto da Política Municipal de QR Code segue para análise do prefeito Hingo Hammes.