Programa de Práticas Participativas e Indispensáveis com Terapias para a Saúde é aprovado na Câmara

por Adriana Fradique publicado 13/12/2021 18h05, última modificação 13/12/2021 18h05

Vereador Gil Magno (DC) é autor da indicação

A Câmara Municipal aprovou uma indicação legislativa do Vereador Gil Magno (DC) que solicita ao Executivo Municipal a criação do Programa de Práticas Participativas e Indispensáveis com Terapias para a Saúde da população em Petrópolis.

O objetivo é abordar de forma integral e dinâmica o processo saúde-doença, promover a saúde, harmonizar a relação indivíduo com a natureza, na busca do equilíbrio, fortalecendo a relação médico-paciente como um dos elementos fundamentais na terapêutica, além de promover a humanização do atendimento. “O programa contribui para o fortalecimento dos princípios fundamentais do SUS, proporcionando uma visão total do ser humano e buscando encontrar a cura de maneira eficiente”, comenta Gil.

De acordo com o texto aprovado, as Práticas Integrativas em Saúde são recursos terapêuticos complexos que promovem o cuidado humano, especialmente do autocuidado. Para o vereador, tais ações ajudam na recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

A proposta indica que o Programa Municipal de Práticas Participativas e Indispensáveis disponibilize como opções de abordagens terapêuticas a medicina tradicional chinesa, homeopatia, antroposofia, fitoterapia e plantas medicinais. Também sugere a utilização de práticas corporais e meditativas, arte terapia, musicoterapia, ayurveda, biodança e dança circular. Outras práticas que poderão ser realizadas são a naturopatia, reflexoterapia, reiki e imposição de mãos, shantala, yoga, aromaterapia, bioenergética e terapia de florais.