Projeto de Lei para a criação do “Botão do Pânico” nas escolas públicas e privadas de Petrópolis é aprovado na Câmara Municipal

por Tarsila Rangel publicado 29/03/2023 19h28, última modificação 29/03/2023 19h28

Vereadora Gilda Beatriz

A Câmara Municipal aprovou, na sessão plenária desta quarta-feira (29), um Projeto de Lei de autoria da vereadora Gilda Beatriz (PSD), como Presidente da Comissão de Defesa da Educação, que sugere a implantação de um dispositivo eletrônico de segurança do tipo “Botão do Pânico” nas escolas públicas e privadas de Petrópolis.

A proposta explica que ao acionar o botão por três segundos, o aparelho começará a gravar o áudio ambiente. Paralelamente, será emitido um alerta visual e sonoro para viaturas, destacamentos, centros de operações de segurança, batalhões, regiões integradas de segurança pública, entre outros.

“Uma professora foi morta a facadas e outros 4 alunos ficaram feridos após um ataque em uma escola de São Paulo. Nós precisamos criar políticas públicas para reforçar a segurança nas escolas, trazendo, também, mais tranquilidade aos alunos, familiares e professores. A prevenção é extremamente importante. A ronda escolar precisa ser feita com regularidade, os comportamentos estranhos dos alunos e casos de bullying precisam ser avaliados de perto, além do fortalecimento do vínculo das escolas com as famílias”, destacou a vereadora.

O Projeto de Lei aprovado em regime de urgência segue para a sanção do Poder Executivo.