Projeto de Lei propõe reconhecimento oficial do Dia Municipal da Costureira

por Rafael De Souza Marques publicado 22/05/2024 11h38, última modificação 22/05/2024 11h38
Projeto de Lei propõe reconhecimento oficial do Dia Municipal da Costureira

vereadora Júlia Casamasso

A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou hoje, em sessão legislativa, o Projeto de Lei de autoria da vereadora Júlia Casamasso que institui o "Dia Municipal da Costureira". A data será comemorada anualmente no dia 25 de Maio e passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Petrópolis.

A propositura, elaborado em colaboração com o Segmento de Design e Moda de Petrópolis, representado por Camila Filardi, Maria Claudia Moura e Ariane Egydio, visa reconhecer e valorizar o importante papel desempenhado pelas costureiras na cidade. De acordo com dados da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), 87% dos 1,3 milhão de profissionais que atuam com costura no Brasil são mulheres. No entanto, apesar de sua predominância no setor, as mulheres costureiras ainda enfrentam desafios significativos, como disparidades salariais e condições de trabalho precárias.

"Ainda são inúmeros os desafios das mulheres costureiras, muitos comuns ao de outras mulheres como as jornadas triplas de trabalho: costurando, cuidando da casa e da família. Essa iniciativa é acima de tudo um reconhecimento dessas trabalhadoras como parte essencial do setor têxtil, tão fundamental para nossa cidade! Em um mundo cada vez mais dominado pela urgência de produção e consumo e as precariedades do setor, queremos valorizar o trabalho dessas mulheres!", destaca a vereadora.

O "Estudo sobre Gênero e Condições de Trabalho na Indústria da Moda", realizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e a Organização das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), destacou os desafios enfrentados pelas costureiras, incluindo a falta de acesso a políticas e serviços de saúde, a sobrecarga de trabalho e a exposição à violência de gênero e ao assédio sexual nos locais de trabalho.

Diante desse contexto, a instituição do "Dia Municipal da Costureira" busca não apenas celebrar a contribuição dessas profissionais para a indústria da moda e para a economia local, mas também promover a conscientização sobre as questões enfrentadas por elas e destacar a importância de políticas e iniciativas que visem melhorar suas condições de trabalho e qualidade de vida.

A vereadora Júlia Casamasso enfatiza o compromisso de continuar apoiando e defendendo os direitos das costureiras da cidade.