Projeto de lei reconhece festa de Santo Tomás de Aquino como patrimônio cultural

por Rafael De Souza Marques publicado 14/06/2024 11h50, última modificação 14/06/2024 11h49

vereador Fred Procópio

Nesta quinta-feira (13), a Câmara Municipal de Petrópolis aprovou o projeto de lei de autoria do vereador Fred Procopio, que declara a Festa do Padroeiro Santo Tomás de Aquino como Patrimônio Cultural Imaterial do município. Esta festividade, realizada anualmente no mês de janeiro pela Igreja Matriz do Retiro, agora ganha oficialmente o reconhecimento e proteção do poder público local.

A justificativa ressalta a longa história de devoção a São Tomás de Aquino em Petrópolis, remontando à década de 1840, quando uma promessa foi feita em favor da cura de um filho enfermo. Desde então, a devoção cresceu, culminando na construção da Igreja Santo Tomás de Aquino, que foi recentemente reformada e dedicada em 2023.

O autor do Projeto de Lei, vereador Fred Procopio, ressalta a importância de preservar e promover as tradições culturais e religiosas do município. "A Festa do Padroeiro Santo Tomás de Aquino é parte integrante da identidade cultural de Petrópolis e merece ser celebrada e protegida como um patrimônio imaterial de nossa cidade", afirma o vereador.