Projeto institui árvore Sapucaia como símbolo do Outubro Rosa

por Adriana Fradique publicado 27/10/2021 16h43, última modificação 27/10/2021 16h43
Projeto institui árvore Sapucaia como símbolo do Outubro Rosa

Vereador Fred Procópio, presidente interino da Câmara e representantes da APPO

Foi aprovado na Câmara, nesta terça-feira (26), um Projeto de Lei de autoria do vereador Fred Procópio (PL) que institui a espécie de árvore Sapucaia como símbolo do Outubro Rosa e da luta contra o câncer de mama em Petrópolis, visando a conscientização da prevenção e diagnóstico precoce da doença.

A proposta de ter a Sapucaia como símbolo da campanha se baseia pelo fato de sempre ao final de setembro e início de outubro estas árvores entrarem em período vegetativo. Com o crescimento de novas folhagens cor de rosa e o desabrochar das flores, parecem anunciar o início do Outubro Rosa.

O texto aprovado explica que, além do espetáculo promovido pelo crescimento de suas novas folhas, quando as copas das Sapucaias iniciam a floração, forma-se uma conjunção de flores arroxeadas e de aroma perfumado que atraem diversos polinizadores. Com isto, entre os meses de agosto e setembro, ocorre a frutificação e as árvores ficam repletas de frutos secos, semelhantes a uma cumbuca com tampa.

“Curiosamente, estes frutos, quando abertos se assemelham ao esquema anatômico das mamas”, explica.
De acordo com o vereador, o projeto busca a conscientização contra o câncer de mama e propõe trabalhar junto à Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO). “Assim, ganhamos uma agenda ambiental para o combate da doença. Instituindo a árvore como símbolo da campanha, vamos promover todo ano plantios coletivos da Sapucaia, realizando a preservação da espécie. A ideia é que em todo o mês de outubro possamos nos recordar da importância dessa batalha”, ressalta.

- A árvore Sapucaia ainda traz uma mensagem significativa: As flores demonstram um verdadeiro sinal de vitalidade, força e superação após dificuldades do inverno. Qualidades estas, que as mulheres enfrentam durante a luta contra o câncer -, finaliza Procópio.

O projeto de lei segue para análise do poder Executivo.