Projeto obriga instalação de células de segurança para garis nos caminhões de coleta de lixo

por Demetrio do Carmo publicado 05/06/2024 12h20, última modificação 05/06/2024 12h20

Caminhões que fazem a coleta de lixo em Petrópolis, deverão contar uma cabine suplementar acoplada na parte traseira do caminhão, também conhecida como célula de segurança, para transportar os trabalhadores. É o que diz o Projeto de Lei, de autoria do vereador Junior Paixão, aprovado na Câmara Municipal, em sessão ordinária da terça-feira (04).

De acordo com o texto do PL, a célula deverá passar pelos devidos controles que comprovem a sua legalidade e a real segurança, sendo que as despesas decorrentes correrão por conta das empresas terceirizadas que realizam a coleta dos resíduos sólidos domiciliares. O prazo para adequação da frota será de 365 dias.

O vereador justificou o projeto, citando o artigo 235 do Código Brasileiro de Trânsito, que proíbe a condução de pessoas na parte externa do veículo, ressaltando que os garis estarão em situação ilegal se ali se mantiverem.

"Trata-se de uma situação cultural que precisa ser atualizada o bem-estar destes trabalhadores para que tenham segurança durante o seu deslocamento na execução do seu trabalho. Acompanhar o desenvolvimento tecnológico em todas as áreas faz do país um lugar melhor para todos, portanto, não podemos estar tão atrasados em relação à segurança e saúde de nossos garis", afirmou Paixão.