Projeto que adapta Petrópolis ao conceito de Cidade Inteligente é aprovado

por Adriana Fradique publicado 09/11/2021 16h37, última modificação 09/11/2021 16h37
Projeto que adapta Petrópolis ao conceito de Cidade Inteligente é aprovado

Vereador Gil Magno (DC) é autor do projeto

O projeto de lei que estabelece os princípios e as regras para adaptar Petrópolis ao conceito de Cidade Inteligente (Smart City) foi aprovado nesta terça-feira (09) em sessão plenária da Câmara Municipal. O projeto é de autoria do vereador Gil Mango (DC).

Recebe este título o município que utiliza a tecnologia de modo estratégico para melhorar a infraestrutura, otimizar a mobilidade urbana, criar soluções sustentáveis e outras melhorias necessárias para evitar problemas sociais e melhorar a qualidade de vida de seus moradores. “Precisamos investir em soluções tecnológicas e tornar Petrópolis inteligente”, comenta Gil Magno.

Alguns dos objetivos do projeto são estimular o desenvolvimento colaborativo entre sociedade, empresas e o município; o empreendedorismo e a prosperidade econômica da cidade; o desenvolvimento de tecnologias para erradicar a pobreza e o aumento de tecnologias que contribuam para construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

“O projeto engloba a conservação do meio ambiente e do patrimônio cultural, desenvolvimento de tecnologias para o engajamento social e melhoria da democracia. No dia a dia, o cidadão vai perceber que sua vida está mais prática, pois a instalação de dispositivos inteligentes irá melhorar, por exemplo, os serviços de abastecimento, saneamento, saúde, educação, transporte coletivo e mobilidade de pedestres”, finaliza o vereador.

O projeto será enviado ao Executivo Municipal para análise.