Projeto que institui o "Dia Municipal da Moto Romaria" é aprovado na Câmara Municipal

por Tarsila Rangel publicado 22/05/2024 16h16, última modificação 22/05/2024 16h16

Vereador Marcelo Chitão

A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 0343/2022, de autoria do vereador Marcelo Chitão, que institui o "Dia Municipal da Moto Romaria" no calendário oficial de eventos da cidade. Este projeto visa reconhecer e valorizar a Moto Romaria, evento tradicional que, ao longo dos seus 22 anos de existência, tem contribuído significativamente para as instituições assistenciais de Petrópolis.

A Moto Romaria teve início em 2000, organizada pelo Moto Clube Livres para Voar e, desde então, ocorre anualmente no dia 12 de outubro. Para o vereador, o evento não é apenas um encontro de motociclistas, mas uma importante ação de arrecadação de alimentos não perecíveis. “A Moto Romaria não é apenas uma celebração, mas uma iniciativa de solidariedade que beneficia muitas instituições assistenciais em nossa cidade, principalmente aquelas que atendem crianças e idosos. Torná-la oficial é uma forma de garantir seu reconhecimento e apoiar sua continuidade”, afirmou.

Ainda de acordo com Marcelo Chitão, o apoio do município fará deste evento ainda mais impactante e com maior potencial de ajuda para as famílias atendidas com as doações. “Com isso, esperamos um aumento no engajamento da comunidade e no volume de doações, o que permitirá atender um número ainda maior de instituições assistenciais. A organização e segurança do evento também serão aprimoradas, proporcionando uma experiência melhor para os participantes e beneficiários”, explica.

Além disso, a oficialização do evento no calendário municipal reforça a valorização e inclusão social dos munícipes, promovendo atividades colaborativas e ações de solidariedade. “Este reconhecimento institucional é um passo importante para consolidar a Moto Romaria como um evento emblemático de Petrópolis, incentivando a participação de novos parceiros e voluntários”, finaliza Chitão.

A proposta aguarda apreciação pelo Poder Executivo.