Relatório da Câmara expõe violações da CONCER contra Comunidade do Contorno

por Rafael De Souza Marques publicado 27/06/2024 15h17, última modificação 27/06/2024 15h17
Relatório da Câmara expõe violações da CONCER contra Comunidade do Contorno

vereadora Julia Casamasso

Comissão Especial apresenta relatório revelando violações de direitos coletivos na concessão de 30 anos da CONCER à comunidade localizada às margens da BR-040, em Petrópolis

Após nove meses de apuração, a Comissão Especial sobre a Concessão da CONCER apresentou seu relatório final sobre os últimos 30 anos de concessão da rodovia pela empresa. Presidida pela vereadora Júlia Casamasso, da Coletiva Feminista Popular, e integrada pelos vereadores Domingos Protetor (PP) e Gil Magno (PSB)  o levantamento revelou uma série de violações de direitos humanos e ambientais perpetradas contra a Comunidade do Contorno, localizada às margens da BR-040 em Petrópolis.

Nós aqui vivemos no embate pelos direitos a terra e a moradia, mas também a direitos a infraestrutura na comunidade com saneamentos e segurança na área”, relata Angélica Proença, liderança da comunidade. Desde o início da concessão em 1996, a CONCER tem sido acusada de desrespeitar os direitos fundamentais da comunidade, incluindo tentativas de desapropriações forçadas e negligência em relação à segurança e ao bem-estar dos moradores. O colapso do túnel em 2017, seguido pela abertura da cratera na BR-040, evidenciou as injustiças enfrentadas pela comunidade.

relatório destaca a resistência da Comunidade do Contorno como guardiã do território e da natureza, apontando para a tentativa da CONCER de silenciar e invisibilizar a comunidade, ignorando seu conhecimento local e desconsiderando os alertas sobre os perigos iminentes.

Entre as recomendações, estão a exigência de indenização por danos morais e materiais às famílias afetadas, a recuperação da área afetada pela subsidência e a retomada do processo de regularização fundiária. O relatório também propõe medidas para garantir a participação ativa das comunidades nas decisões relacionadas à rodovia BR-040.

"Nosso trabalho só foi possível porque conseguimos estabelecer uma relação orgânica com a comunidade", comenta a vereadora Júlia. Além da participação da própria comunidade, a presidente da comissão destaca o apoio de acadêmicos e pesquisadores no processo. Entre eles, o grupo de pesquisa ECODIR (UFRRJ); o projeto de extensão IPPUR, do professor Gustavo Costa (UFRJ); o projeto de extensão EDUPOP (Unirio); e o acompanhamento do geólogo Renato Ramos (UFRJ).

Para Angélica, o relatório “é uma conquista realizada por muitas mãos e mentes. Um aprendizado coletivo de educação popular”. A Comunidade do Contorno, marcada por sua resiliência e compromisso com a preservação ambiental, merece não apenas reparação material, mas também o reconhecimento de sua dignidade e direitosO levantamento da Câmara, conclui a liderança comunitária, é um passo afrente “em busca dos direitos indenizatórios e sociais perante as negações da CONCER”.