Reunião na Câmara debate futuras alterações na Lei dos Guias de Turismo

por Adriana Fradique publicado 20/08/2021 15h49, última modificação 20/08/2021 15h49
Reunião na Câmara debate futuras alterações na Lei dos Guias de Turismo

Vereador Eduardo do Blog (REP) conduz os trabalhos da reunião

Na manhã da última quinta-feira (19), o Vereador Eduardo do Blog (REP) recebeu os representantes dos guias de turismo de Petrópolis para mais uma rodada de debates com o objetivo de discutir alterações na Lei Municipal 6.693/2009, que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de guias em veículos de turismo que circulam na cidade e também sobre a fiscalização desses veículos.

Além do Vereador Eduardo, que conduziu os trabalhos da reunião, também participaram o Vereador Octavio Sampaio (PSL), representantes da Associação dos Guias de Petrópolis, do Centro Excursionista Petropolitano, Turispetro, CPTRANS, Guarda Municipal, além de assessores de vereadores da Câmara Municipal.

A categoria dos guias elaborou uma sugestão de projeto que será analisada inicialmente pelo Departamento Jurídico da Câmara Municipal. Além disso, será criado também um grupo de trabalho do legislativo para aprofundar os estudos da minuta sugerida. “Queremos uma lei que melhore ao máximo o turismo e o trabalho dos profissionais de nossa cidade. Minha preocupação é colocar em votação um texto que, futuramente, possa ser colocado em prática e não vetado ou judicializado”, explicou o Eduardo do Blog.

- Muitas leis são aprovadas e até sancionadas, mas não são efetivas ou não funcionam no dia a dia. O que a gente quer é um avanço para a categoria -, completa Octavio Sampaio.

Ao término dos estudos do Grupo de Trabalho, uma nova reunião deverá ser agendada com representantes do Gabinete do Prefeito, para que a versão final do projeto seja apresentada, o texto possa ser votado em plenário e siga para o Executivo Municipal.