Semana Municipal de Valorização dos Catadores de Materiais Recicláveis é aprovada
A Câmara Municipal aprovou, na tarde da última terça-feira (06), a criação da Semana Municipal de Valorização dos Catadores de Materiais Recicláveis, a ser realizada anualmente na primeira semana do mês de junho, quando também é comemorado, no dia 7, o dia Nacional de Luta e Mobilização da categoria. A iniciativa é do vereador Gil Magno (DC).
- Em nossa proposta, queremos valorizar profissionais tão importantes para nossa sociedade e que agregam na limpeza urbana e na reutilização dos materiais, lembrando que a reciclagem é muito necessária nos dias de hoje, para a economia e o respeito ao meio ambiente -, explica o vereador.
A ideia é que o Poder Executivo promova parcerias entre o setor público, privado e a sociedade civil, para ações e campanhas permanentes sobre o tema e além de campanhas ligadas à educação sanitária e ambiental. O projeto tem como foco principal as crianças, com o objetivo de incentivar sua participação em programas de coleta seletiva e desenvolver práticas cidadãs em relação à limpeza pública.
O texto aprovado explica que a reciclagem permite a diminuição da quantidade de lixo produzido e o reaproveitamento de diversos materiais, ajudando a preservar elementos da natureza no processo de reaproveitamento de materiais já transformados.
- Nada mais justo do que reservar uma data comemorativa ao reconhecimento desses grandes trabalhadores, que ajudam na coleta e separação do lixo reciclável. Independentemente das circunstâncias e desafios diários, eles contribuem de forma imprescindível para a preservação do meio ambiente e conseguem, com dignidade, prover o seu sustento -, reforça o autor do projeto.
A proposta segue para a avaliação do Poder Executivo.