Símbolo Mundial do Autismo terá que constar em placas de atendimento prioritário

por Adriana Fradique publicado 04/11/2021 16h10, última modificação 04/11/2021 16h08

Vereador Eduardo do Blog é o autor do projeto de lei

Em sessão plenária realizada na tarde desta quarta-feira (03), a Câmara de Vereadores derrubou o veto do Executivo Municipal ao Projeto de Lei de autoria do vereador Eduardo do Blog (REP), que obriga estabelecimentos públicos e privados da cidade e empresas de transporte a inserirem o símbolo mundial do autismo em placas de atendimento prioritário. O projeto garante a este público prioridade no atendimento, da mesma maneira que qualquer outra pessoa com deficiência, conforme determina a Lei Federal 12.764/12.

- O diagnóstico e a identificação de uma pessoa autista são difíceis. A ideia da lei surgiu de um constrangimento sofrido pela mãe de dois meninos com o espectro na fila de um caixa. A pessoa autista possui dificuldades com lugares e situações, dependendo do grau. Neste caso, o símbolo vai ajudar a garantir o direito à prioridade no atendimento. É uma questão de empatia. A lei também dará mais visibilidade e servirá como um plano de conscientização da população sobre o assunto-, disse o vereador.

Não há dados precisos sobre o número de pessoas com diagnóstico de TEA em Petrópolis, porém somente o Gaape - Grupo de Amigos dos Autistas de Petrópolis, presta hoje assistência a 155 pessoas. Estima-se que, em todo o país, cerca de 500 mil possuam o transtorno.