Suspensão das ordens de demolição na BR-040 é anunciada em Brasília

por Adriana Fradique publicado 03/12/2021 18h20, última modificação 03/12/2021 18h39

Matéria Original de 27/05/21, republicada com correções.

A Câmara Municipal de Petrópolis, representada pelo Vereador Maurinho Branco (DEM), vice-presidente da Comissão de Transporte Público e Mobilidade Urbana da Casa Legislativa, participou de uma reunião no Ministério da Infraestrutura em Brasília, junto ao Prefeito Interino de Petrópolis, Hingo Hammes (DEM) e a coordenadora do CDDH – Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, Carla Carvalho. O encontro abordou a suspensão das ordens de demolição de casas às margens da estrada BR-040, trecho Rio-Juiz de Fora, já que grande parte dessas famílias se mudou para o local antes mesmo da concessão da estrada à Concer.

A pedido da coordenadora do CDDH, e por intermédio dos deputados federais Dr. Luizinho (PP) e Vinicius Farah (MDB), também presentes na reunião, o vereador Maurinho conseguiu uma agenda com o Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes que, ao ouvir o relato de Carla sobre as incertezas de quem vive com o risco de ter a casa demolida, suspendeu imediatamente todos os processos de demolição até a nova concessão da rodovia, quando um novo estudo para a redução da faixa de domínio será realizado.

O Ministro também afirmou que, mesmo depois, somente serão feitas as demolições avaliadas como inevitáveis, ainda assim com a garantia de um novo imóvel para os moradores. “A única alternativa que tínhamos para interromper essas demolições era por meio da articulação política junto ao Ministério da Infraestrutura. Foi extremamente gratificante ter intermediado esse encontro e estar presente, representando o Legislativo de Petrópolis, e lutando por aquelas famílias”, comemora o vereador.

O vereador aproveitou a oportunidade para apresentar outras demandas de mobilidade urbana ao Ministro, como a inclusão das obras de rotatórias no projeto de recuperação da Estrada União-Indústria pelo DNIT, assim como a discussão de uma possível alternativa para a concretização da ligação Bingen-Quitandinha. No entanto, Maurinho enfatiza: “Sem dúvidas, o destaque da noite vai para conquista coletiva da suspensão das ordens de despejo dos moradores das comunidades às margens da BR-040”.