Vereador cobra instalação de sala de infusão no HAC

por juliana.fernandes — publicado 29/08/2023 17h03, última modificação 29/08/2023 17h03

Indicação Legislativa do vereador Dr. Mauro Peralta aprovada na Câmara Municipal chama atenção do Poder Executivo para a necessidade de instalação de uma sala de infusão no Hospital Alcides Carneiro. O espaço é necessário para viabilizar a administração de medicação biológica intravenosa, subcutânea ou intramuscular, comumente utilizada no tratamento de artrite reumatoide, asma brônquica e doenças autoimunes, entre outras.

Dr. Mauro Peralta explica que o SUS fornece os medicamentos necessários ao tratamento, mas muitos pacientes acabavam perdendo o remédio porque não tinham como aplicar. “São medicamentos que custam caro, podendo chegar a R$ 35 mil, e que só podem ser aplicados em ambiente hospitalar, por técnico capacitado. A sala não é uma opção. É uma obrigação do sistema público”, frisou o parlamentar.

A Indicação Legislativa, agora, está sendo encaminhada ao Poder Executivo.