Vereador pede a criação do Fundo Municipal para apoio às estradas rurais do município

por Adriana Fradique publicado 24/06/2021 13h13, última modificação 24/06/2021 13h13

A Câmara Municipal aprovou, nesta terça-feira (22), a indicação do vereador Ronaldo Ramos (PSB) para que o município crie o Fundo de Apoio às Estradas Rurais. 

Ronaldo Ramos cita que a grande dificuldade da área rural de Petrópolis é a manutenção das estradas, por onde trafegam aqueles que contribuem com o PIB municipal, cuja riqueza é alicerçada na agricultura. “Com a criação deste fundo, o município poderá receber recursos federais a serem utilizados para uma conservação adequada e para a compra de equipamentos que melhorem os serviços nos mais de 200 quilômetros de estradas”, explica o vereador. 

O projeto prevê que os recursos sejam aplicados para compra de equipamentos, máquinas e materiais que auxiliem na recuperação e manutenção das estradas municipais, como cascalho, tubulação, asfalto, pontilhões e placas de sinalização. Além disso, poderão ser adquiridos serviços e insumos para conservação dos aparelhos utilizados. 

A proposta aponta ainda que poderão ser celebradas parcerias públicas privadas e convênios com entidades agrícolas para a realização de projetos de conservação e manutenção de estradas vicinais e também com órgãos públicos estaduais, federais e de municípios vizinhos para manutenção de estradas situadas na divisa entre eles. 

A indicação segue para a apreciação do Executivo Municipal.