Vereador pede implantação de termoelétrica que use biomassa como combustível

por Adriana Fradique publicado 03/12/2021 13h37, última modificação 03/12/2021 13h37
Vereador pede implantação de termoelétrica que use biomassa como combustível

Vereador Junior Paixão (DC) é o autor da proposição

A Câmara Municipal aprovou, em sessão plenária desta quarta-feira (01), uma indicação legislativa de autoria do vereador Junior Paixão a qual solicita que o Executivo firme uma parceria público-privada para a implantação de uma planta termoelétrica que utilize como combustível a biomassa derivada de resíduos sólidos urbanos.

De acordo com o vereador, Petrópolis enfrenta graves problemas com a destinação do lixo coletado no município, não apenas com sua destinação, mas também com os custos elevados de transporte para os aterros sanitários legalizados. “A utilização desta tecnologia de geração de energia a partir da biomassa de resíduos sólidos urbanos, além de resolver a destinação destes detritos, gerará emprego e renda, atendendo a Lei 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, explica Paixão.

O texto aprovado esclarece que a termoelétrica é um sistema moderno, sem emanações fugitivas ao meio ambiente e que aumentará o repasse do ICMS Verde ao município. “Me preocupo com o futuro sustentável da nossa cidade e, por isso, estou pesquisando soluções e mantendo contato com grupos empresariais dispostos a investir na construção desta planta termoelétrica em Petrópolis”, finaliza.

O projeto segue para o Executivo Municipal.