Vereador pede prioridade na vacinação para veterinários
A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou na sessão plenária, desta quarta-feira (28), a indicação de autoria do vereador Domingos Protetor que aponta a necessidade de alterar o Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 para incluir os médicos veterinários na 2ª etapa da 1ª fase de vacinação.
Atualmente, os médicos veterinários fazem parte do grupo prioritário e estão inseridos na 3ª etapa da 1ª fase de vacinação. No entanto, para o vereador, é preciso agilizar este processo. “Esses profissionais não cuidam apenas da saúde dos animais, mas também integram equipes de trabalho na defesa e vigilância sanitária e inspecionam os produtos de origem animal consumidos pela população. Também atuam nas vigilâncias epidemiológicas, ambientais e Centros de Controles de Zoonoses, monitorando e controlando todas as doenças zoonóticas como dengue, chikungunya, raiva e leishmaniose”, defende Domingos.
Além disso, os veterinários que atuam em clínicas particulares também ficam expostos à Covid-19, uma vez que, ao atender o animal, permanecem muito próximos de seus donos, já que estes precisam segurar o pet durante a anamnese, para aplicação de vacinas ou medicamentos e realização de exames. “Muitas vezes, inclusive, o profissional se encontra a uma distância menor que dois metros do tutor do animal. Por conta deste risco, os veterinários precisam estar na lista prioritária imediata”, finaliza.
A proposta foi aprovada com 14 votos favoráveis e segue para providências do Poder Executivo.