Vereador propõe a instalação de prontuário eletrônico do paciente na rede pública de saúde

por Adriana Fradique publicado 15/12/2021 16h40, última modificação 15/12/2021 16h40

Vereador Marcelo Chitão é autor da proposta

Na última terça-feira (14), a Câmara Municipal aprovou uma indicação legislativa de autoria do vereador Marcelo Chitão (PL) que propõe ao Governo Municipal a instalação de um prontuário eletrônico do paciente na rede pública de saúde.

Segundo Chitão, esta medida trará mais qualidade e efetividade no atendimento médico. “O objetivo é implementar um histórico integrado de prontuários, no qual o médico não tenha que iniciar um processo de avaliação clínica a cada vez que o paciente se dirigir a unidade médica. Sabemos que vários estudos ao redor do mundo têm demonstrado o impacto positivo em relação a implementação de um PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), tanto para os profissionais de saúde como para os pacientes, gestores e toda a equipe envolvida na atenção à saúde”, afirma o vereador.

De acordo com a indicação, o Poder Executivo deverá criar um cadastro único de usuários, de profissionais e de unidades de saúde. “Este documento eletrônico substituirá o prontuário em papel e as informações poderão ser compartilhadas automaticamente com outros profissionais responsáveis por tal paciente, possibilitando a continuidade da atenção integral à saúde”, finaliza.

Ainda de acordo com o texto aprovado, as unidades da rede pública de saúde de Petrópolis exigirão o número do SUS do paciente quando este procurar a rede de atendimento.

Com a aprovação em plenário, a indicação segue para o Executivo analisar e viabilizar.