Vereador propõe criação do Programa “Vitrine Literária”

por Matheus Quinan publicado 03/04/2025 13h49, última modificação 03/04/2025 13h49

Na sessão desta quarta-feira (02), a Câmara Municipal de Petrópolis aprovou uma indicação legislativa de autoria do vereador Júnior Paixão que propõe ao Executivo Municipal a criação de um Projeto de Lei que institua o Programa Vitrine Literária, uma iniciativa que visa estimular a leitura e o engajamento do comércio local com a cultura literária.

O Programa permitirá que comerciantes da cidade que possuam vitrines em seus estabelecimentos participem da ação, recebendo kits com livros a serem expostos em suas vitrines e sorteados entre os clientes que realizarem compras no local. A proposta tem como objetivo incentivar o hábito da leitura, promover a literatura e criar uma nova interação entre o comércio local e a sociedade, além de fomentar o engajamento da população com a primeira Feira Literária de Petrópolis, a Flipetrópolis, cuja primeira edição ocorreu no primeiro semestre de 2024.

Na justificativa apresentada, o vereador destacou que a criação do programa será altamente benéfica para o município, proporcionando uma relação custo/benefício favorável, tanto para a Prefeitura quanto para os munícipes. O projeto pretende, ainda, transformar a cidade em um ambiente mais atrativo para o hábito da leitura, com a possibilidade de se estender ao longo de todo o ano, contribuindo para o despertar do prazer literário em diferentes faixas etárias.

“Com a aprovação desta indicação, damos um passo importante para incentivar a leitura em nossa cidade e integrar o comércio local em um projeto cultural inovador. A Vitrine Literária é uma forma criativa e acessível de aproximar livros e leitores, fazendo com que a cultura literária chegue ao cotidiano da população”, afirmou Júnior Paixão, autor da proposta.