Vereador propõe medidas para combater descarte irregular de entulho em Petrópolis

por Tarsila Rangel publicado 29/08/2023 17h52, última modificação 29/08/2023 17h52

Vereador Marcelo Chitão

A Câmara Municipal aprovou, nesta terça-feira (29), uma indicação legislativa de autoria do vereador Marcelo Chitão que propõe à Prefeitura a elaboração de um projeto de lei para lidar com o descarte irregular de entulho em Petrópolis.

A proposta busca manter a cidade mais limpa e organizada. "A nossa cidade é imperial, mas não tem andado assim tão maravilhosa, tendo em vista que, principalmente nos bairros, têm se proliferado os vazadouros de entulhos clandestino. É preciso dar uma maior atenção a este problema, indicando caminhos para a solução. Sabemos que a cidade gera bastante entulho de obras, móveis velhos e aparelhos eletrônicos, mas não basta apenas proibir, pois a proibição pura e simples, sem fiscalização, não gera resultados. Por outro lado, é impossível fiscalizar tudo o tempo inteiro. É preciso que os que fazem o descarte desses materiais sejam avisados da proibição, alertados quanto às penalidades e orientados para levar seus descartes para os ecopontos de entulhos na cidade", pontua o vereador.

O projeto abrange a limpeza de locais com descarte irregular, a instalação de placas informativas sobre ecopontos próximos e a aplicação de penalidades aos infratores. Além disso, propõe fiscalização contínua e a disponibilidade de pontos de coleta de entulho determinados pelo Executivo.

A iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância do descarte correto, promovendo um ambiente mais saudável e consciente em Petrópolis.