Vereador propõe Programa de Controle da Hipertensão na Gestação para Petrópolis
Nesta quinta-feira (14) a Câmara Municipal aprovou uma indicação legislativa de autoria do vereador Hingo Hammes sobre a implementação de um Programa de Controle da Hipertensão na Gestação. A proposta visa instituir um projeto de lei que estabeleça a distribuição de aparelhos digitais para medição da pressão arterial a gestantes que apresentem quadro de hipertensão prévia ou desenvolvam essa condição durante a gravidez.
O Programa de Controle da Hipertensão na Gestação tem como principal objetivo aprimorar a vigilância da pressão arterial de mulheres diagnosticadas durante as consultas de pré-natal. A iniciativa busca ser mais uma medida relevante no enfrentamento à mortalidade materna no município de Petrópolis.
Segundo Hingo Hammes, essa proposta visa garantir uma atenção mais eficaz à saúde das gestantes, especialmente àquelas que apresentam condições de saúde pré-existentes ou que desenvolvem hipertensão durante a gravidez. "É fundamental que o município adote medidas preventivas e de acompanhamento para reduzir os riscos associados à hipertensão na gestação e, consequentemente, contribuir para a saúde e o bem-estar das mães e dos bebês", destacou o vereador.
A indicação, agora segue para análise pela Prefeitura Municipal.