Vereador quer auxílio emergencial para famílias vítimas da tragédia em Petrópolis

por Adriana Fradique publicado 24/02/2022 15h05, última modificação 24/02/2022 15h05

Vereador Yuri Moura (PSOL) é o autor do projeto

Na última terça-feira (22), o vereador Yuri Moura apresentou, na Câmara Municipal, um projeto de lei pelo “Auxílio Emergencial Petrópolis". Diante do cenário de calamidade pública e pensando em garantir dignidade às centenas de famílias impactadas e impossibilitadas de arcar com custos básicos, a proposta busca ajudar quem está com a incerteza de como irá reconstruir sua vida.

Para Yuri, os repasses de recursos federais, estaduais e de outros municípios a serem recebidos podem garantir à prefeitura condições de oferecer o benefício, o mais breve possível. “Precisamos assegurar a sobrevivência e a reconstrução da autonomia destas famílias. Sabemos que, apesar de crucial, a política de Aluguel Social pode ser insuficiente dada a dimensão da tragédia. Até porque só beneficia quem era dono do imóvel em que morava. O auxílio é uma ajuda temporária, mas fundamental para todas as famílias que perderam tudo”, disse.

Segundo o projeto de lei, cabe ao Município estabelecer os critérios técnicos para concessão do benefício, o valor e a duração. Além disso, o texto indica que o pagamento do auxílio poderá ser feito preferencialmente à mulher, maior de idade.

Mais de uma semana após a maior tragédia registrada em Petrópolis, 209 mortes já foram confirmadas. 967 estão desalojados ou desabrigados e ao menos 48 desaparecidos.