Vereador solicita que a coleta de material para exames laboratoriais em idosos seja feita em domicílio
O vereador Marcelo Lessa (SD) solicita que a Prefeitura autorize laboratórios particulares ou conveniados à rede pública a realizar a coleta de materiais para exames laboratoriais de idosos e pessoas com deficiência em suas residências ou nas unidades de saúde mais próximas. A indicação legislativa foi aprovada na sessão plenária, na Câmara Municipal, na última terça-feira (06) e segue para a avaliação do Poder Executivo.
A proposta visa garantir e auxiliar pessoas idosas e portadoras de necessidades especiais no momento da realização da coleta de exames laboratoriais. “O que parece ser simples para a maioria das pessoas, pode ser um grande desafio, cuja saúde e a possibilidade de locomoção, em geral são mais delicadas”, lembra Lessa.
Na proposta apresentada, terão direito ao atendimento domiciliar, para coleta de exames laboratoriais, pessoas maiores de 60 anos, portadores de diabetes, cardiopatias e com doenças pulmonares, deficiência física, sensorial ou mental e que possuam dificuldade de locomoção e as pertencentes a outros grupos de risco conforme definido pelo Ministério da Saúde.