Vereador quer Educação Física adaptada para alunos com deficiência

por Adriana Fradique publicado 11/11/2021 16h56, última modificação 11/11/2021 16h56
Vereador quer Educação Física adaptada para alunos com deficiência

Vereador Domingos Protetor é autor do projeto de lei

Na última quarta-feira (10), a Câmara Municipal aprovou um projeto de lei de autoria do vereador Domingos Protetor que implementa a prática de educação física adaptada nas escolas. A proposta aprovada tem como objetivo a criação de um Programa Educacional na Rede Municipal de Ensino público e privado, visando a inclusão de alunos com deficiência.

O texto indica que, além de cumprir as diretrizes já determinadas referentes à educação inclusiva, ela ocorra também nas atividades práticas da Educação Física. “O livre acesso e o acolhimento, bem como todo suporte para que a pessoa com deficiência possa participar ativamente das aulas com exercícios, proporcionará ao aluno maior entrosamento com os professores e amigos, garantindo o seu pleno direito de inclusão e desenvolvimento”, pontua Domingos.

O conceito de Escola inclusiva é um lugar no qual todos fazem parte, são aceitos, estudam em salas de aulas regulares, ajudam e são ajudados por seus colegas e outros membros da comunidade escolar, para que suas necessidades educacionais sejam satisfeitas. “Neste caso, todos recebem oportunidades adequadas e ajustadas às suas habilidades, ou seja, a criança pode aprender e fazer parte da vida escolar comunitária, pois a diversidade é valorizada”, comenta.

Para o vereador, a Educação Inclusiva é uma tendência social que, felizmente, está se tornando uma realidade no Brasil e, para isso, é preciso que a escola esteja preparada para receber, respeitar e se comunicar com todos os estudantes. Portanto, será necessário que haja a capacitação de professores e técnicos da área de educação física e que os espaços físicos das escolas estejam adaptados nos termos da legislação vigente no que tange a acessibilidade.

- Queremos que a escola seja vista como um lugar que inclua todos os alunos, que celebre a diferença, que apoie a aprendizagem e responda às necessidades individuais de cada um. Trabalhar com a Educação Inclusiva é uma questão de direitos humanos -, finaliza Domingos.

O projeto segue para apreciação do Poder Executivo.