Vereadora realiza Audiência Pública sobre acessibilidade para a comunidade surda

por Adriana Fradique publicado 28/09/2021 17h45, última modificação 29/09/2021 14h31

Audiência Pública é realizada na Câmara

A Câmara Municipal de Petrópolis realizou na noite desta segunda-feira (27) uma audiência pública com o tema “Acessibilidade para a Comunidade Surda nos Três Poderes”. A sessão, presidida pela vereadora Gilda Beatriz (PSD), promoveu o diálogo sobre o assunto com diversas autoridades, além de representantes da comunidade surda, celebrando o Dia Nacional do Surdo, 26 de setembro. Também estavam presentes no evento os vereadores Domingos Protetor (PSC), Eduardo do Blog (Republicanos) e Gil Magno (DC).

A vereadora lembrou que esta é uma questão defendida por ela desde o primeiro mandato. “É uma luta antiga. Há muito a se fazer para garantir a total inclusão das pessoas surdas no Brasil e em nossa cidade, para isso, defendo a criação de políticas públicas para as pessoas com deficiência. A inclusão é um direito de todos”, ressaltou Gilda.

O dia 26 de setembro foi escolhido para ser o Dia Nacional do Surdo, por ser a data de fundação da primeira escola para surdos do Brasil, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro em 1857. Segundo dados de IBGE, atualmente, há 10,7 milhões de pessoas surdas no Brasil.