Vereador solicita a criação do Programa Petrópolis Sustentável

por Adriana Fradique publicado 10/11/2021 17h39, última modificação 10/11/2021 17h39
Vereador solicita a criação do Programa Petrópolis Sustentável

Vereador Fred Procópio (PL), presidente interino da Câmara Municipal, é o autor da indicação

Na tarde de ontem (09) a Câmara Municipal aprovou a indicação legislativa do vereador e Presidente da Casa, Fred Procópio, que solicita a criação do programa municipal denominado "Petrópolis Sustentável", que visa incentivar a microgeração e minigeração de energia fotovoltaica nas unidades prediais e territoriais urbanas.

O anteprojeto apresentado propõe que sejam adotadas outras políticas públicas ambientalmente sustentáveis e ecologicamente corretas, como o aquecimento termosolar de água, a captação de água pluvial e da condensação de aparelhos de ar condicionado e, em contrapartida, a administração pública concederá desconto de imposto sobre a propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU às unidades aderentes aos programas, pelo prazo de cinco anos.

De acordo com o vereador, o objetivo é incentivar a adoção da matriz fotovoltaica como alternativa ecologicamente correta de geração de energia, tornar, parcial ou totalmente, autossuficientes os imóveis que aderirem ao programa, diminuir as despesas mensais de energia elétrica dos proprietários destes imóveis e mitigar a geração de gases poluentes. “Iremos gerar emprego, renda e tributos, tornando Petrópolis um referencial de cidade ecologicamente sustentável, além de desenvolver a indústria, o comércio e a prestação de serviços relativos a essas tecnologias na cidade. Assim, conseguiremos criar uma cultura de sustentabilidade essencial para a manutenção de um meio ambiente saudável”, afirma Fred.

A proposta segue para análise do poder Executivo.