Vereador sugere adicional a profissionais da saúde que trabalham em locais distantes
Profissionais da Saúde que trabalham em locais de difícil acesso no município podem ter um pagamento adicional. É o que diz uma Indicação Legislativa, de autoria do vereador Junior Paixão, aprovado na Câmara Municipal em sessão ordinária da quarta-feira (19). A Indicação sugere ao Executivo municipal que envie um Projeto de Lei que estabeleça e discipline o pagamento extra.
Em sua justificativa, o vereador menciona a dificuldade de acesso que enfrentam alguns profissionais a unidades de saúde localizadas em zonas rurais como Brejal, Secretário, Vale das Videiras, assim como outras localizadas ainda que em áreas urbanas, porém distantes do Centro.
"Estes profissionais se desdobram em sua rotina, às vezes de dois ou três plantões diários e o tempo de deslocamento é vital para que ele consiga cumprir seus compromissos. Compreendemos também o clamor dos moradores destas regiões que precisam ser atendidos adequadamente em seus direitos à saúde, conforme estabelece nossa Constituição Federal. Para resolver esta questão, ou ao menos minimizar seus impactos, pagar um adicional de difícil acesso ao profissional que trabalhe nestas unidades é uma medida importante", disse Paixão.
O documento cita ainda que profissionais da Educação, que enfrentam estas mesmas dificuldades geográficas, já recebem este adicional de difícil acesso, estabelecido pela Lei 7.554 de 2017, em seu artigo 11.
"Este pagamento aos profissionais de saúde não pode e não deve ser encarado como despesa, mas como investimento na melhoria do atendimento aos moradores de Petrópolis", ressaltou o vereador.
A proposta aguarda análise da Prefeitura.