Vereador sugere o uso de tecnologia para combater o excesso de ruídos dos veículos

por Tarsila Rangel publicado 11/06/2024 16h04, última modificação 11/06/2024 16h04

Vereador Júnior Paixão

Uma Indicação Legislativa, de autoria do vereador Junior Paixão e aprovada na Câmara Municipal em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (11), solicita ao Executivo que a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte - CPTrans - realize um estudo sobre a viabilidade técnica e financeira, do uso da tecnologia para combater o excesso de ruídos dos veículos em Petrópolis.

Em sua justificativa, o autor do projeto menciona que na cidade de Curitiba - PR, a tecnologia desenvolvida pela empresa de fiscalização e gestão de trânsito já está sendo testada. A ferramenta funciona juntamente com o equipamento convencional que mede a velocidade dos veículos e capta amostras de sons emitidos pelos veículos.

Vale ressaltar que, por ser algo novo no país, o sistema ainda não pode ser utilizado como base para multar os motoristas. Primeiro, será preciso conseguir a autorização de entidades como o Instituto Nacional de Metrologia e o Inmetro (Qualidade e Tecnologia).

A proposta segue para apreciação da Prefeitura.