Vereadora pede cumprimento de lei que dá prioridade na vacinação para quem auxilia no cuidado de pessoas com deficiência intelectual

por Adriana Fradique publicado 06/05/2021 19h05, última modificação 06/05/2021 20h43

Vereadora Gilda Beatriz

Na sessão plenária da tarde de ontem (05), a Câmara de Vereadores aprovou a indicação da vereadora Gilda Beatriz, a qual solicita que o Executivo Municipal cumpra a lei estadual 9.264, de 30 de abril de 2021, que dá prioridade na vacinação contra a Covid-19 para genitores, tutores, curadores, cuidadores, técnicos de enfermagem e enfermeiros que auxiliam pessoas com deficiência intelectual.

- Se não forem vacinados aqueles que estão envolvidos nos cuidados com essas pessoas, correm o risco de infectá-los, diminuindo assim a eficácia da imunização - , explica a vereadora.

São consideradas doenças intelectuais a Síndrome de Down, Síndrome do X-Frágil, Síndrome de Prader-Willi, Síndrome de Angelman, Síndrome de Williams, Alzheimer, Transtorno do espectro do autismo (TEA), doenças incapacitantes, temporárias ou permanentes ou qualquer outra descrita pelo médico.

A proposta segue para o Executivo.