Vereadora propõe instalação de estacionamentos gratuitos para bicicletas

por Tarsila Rangel publicado 12/07/2023 17h51, última modificação 12/07/2023 17h51
Vereadora propõe instalação de estacionamentos gratuitos para bicicletas

Vereadora Gilda Beatriz

Petrópolis poderá ter estacionamentos gratuitos para bicicletas em locais de grande afluxo de pessoas, é o que prevê o projeto de lei de autoria da vereadora Gilda Beatriz aprovado nesta quarta-feira (12) na Câmara Municipal.

A proposta indica que sejam instalados em parques, estacionamentos rotativos fechados de veículos sob responsabilidade da Prefeitura, dentro de órgãos públicos municipais, terminais de transporte público, museus, teatro, cinemas, casas de cultura e outros estabelecimentos de natureza cultural.

- A bicicleta, como opção viária rápida e não poluente, está sendo incentivada no município através do estabelecimento de infraestrutura cicloviária por meio de ciclorrotas, ciclofaixas e ciclovias e ter um espaço adequado para acomodá-la com segurança e praticidade é uma forma de ampliar o incentivo à utilização das mesmas. Dessa forma, é muito importante a estruturação de espaços para devida guarda das bicicletas em locais de interesse público de nossa cidade -, defende a vereadora.

O projeto aprovado prevê que os bicicletários e paraciclos sejam compatíveis com a infraestrutura cicloviária, nas vias em que já houver previsão ou execução desta. "A segurança dos ciclistas e dos pedestres deverá ser determinante para a definição do local na implantação do estacionamento. O incentivo ao uso de bicicletas ajuda na economia financeira, pois não exige gastos com combustível ou passagem, permite o deslocamento para pequenas e médias distâncias e contribui para um trânsito com menos fluxo de carros, além de contribuir para a diminuição da emissão de gases na atmosfera", finaliza Gilda Beatriz.

Os modelos a serem utilizados deverão ser estabelecidos por equipe técnica, seja por iniciativa privada ou do poder público, seguindo manuais e recomendações amplamente reconhecidos e testados, seguindo, preferencialmente, as recomendações da Association of Pedestrian and Bicycle Professionals (APBP-USA) para estacionamentos de bicicletas, traduzida pela Associação Transporte Ativo.

O projeto de lei segue para apreciação da Prefeitura.