Vereadores de Petrópolis entregam em Teresópolis moção de repúdio por ação que gerou perda na arrecadação de ICMS

por juliana.fernandes — publicado 30/08/2023 18h30, última modificação 30/08/2023 18h30

O presidente da Câmara Municipal de Petrópolis, vereador Júnior Coruja, e os vereadores Léo França, Gil Magno e Júnior Paixão estiveram nesta terça-feira (30) na Câmara Municipal de Teresópolis para entregar moção de repúdio à Prefeitura de Teresópolis pela ação judicial que provocou queda drástica de Petrópolis no Índice de Participação dos Municípios (IPM) e consequente redução de mais de 70% nos recursos repassados ao município referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A moção foi aprovada em sessão plenária realizada na última terça-feira (29).

O documento foi entregue em mãos ao presidente da Câmara de Teresópolis, Leonardo Vasconcelos, que se sensibilizou com a situação de Petrópolis. “Estamos falando de recursos que vinham garantindo não apenas melhorias nas comunidades, mas também obras de reconstrução da cidade, que em 2022 enfrentou a maior tragédia climática da história do país”, frisou o presidente da Casa, vereador Júnior Coruja.

Autor da moção, que foi assinada também pelos vereadores Júnior Coruja, Gil Magno, Domingos Protetor, Júnior Paixão, Marcelo Lessa, Octavio Sampaio, Gilda Beatriz, Marcelo Chitão, Júlia Casamasso, Dr. Mauro Peralta e Eduardo do Blog, o vereador Léo França voltou a frisar que Teresópolis se equivocou na ação, na qual alegava perdas em função do aumento do IPM de Petrópolis e de outros municípios. O município informou prejuízo de R$ 15 milhões, mas a conta real mostra que, ao derrubar a decisão que beneficiou Petrópolis, conseguiu acrescentar apenas R$ 1,5 milhão aos R$ 730 milhões do orçamento do município”, detalhou.