Vereadores pedem cancelamento do reajuste da tarifa de água
A Câmara Municipal aprovou na sessão da última quinta-feira (19), a indicação legislativa de autoria dos Vereadores Yuri Moura (PSOL) e Eduardo do Blog (REP) pedindo a revogação do decreto da prefeitura que autorizou o reajuste da tarifa praticada pela empresa Águas do Imperador.
Em 29 de dezembro de 2022, o Poder Executivo permitiu o reajuste da Tarifa Referencial de Água – TRA em 9,35%, percentual considerado pelos vereadores autores da indicação bem acima do IPCA acumulado para 2022, que ficou em 5,79%.
Yuri lembra que em 2022 já havia protocolado uma indicação pedindo a revogação do Decreto nº 11 de 30 de dezembro de 2021, que autorizava o reajuste da tarifa de água em 10,74%. "A concessionária não apresenta plano de investimentos para a cidade, seja em expansão de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, ou projetos importantes como biodigestores e drenagem de águas pluviais numa cidade que sofre com enchentes e alagamentos. Este aumento é absurdo!", diz Yuri.
- Esse aumento vai impactar no orçamento das famílias em um momento que a população mais precisa. Faço coro ao grito e apelo dos petropolitanos, visto que todos são prejudicados com esse reajuste que afeta a renda de diversos lares e, consequentemente, de toda a economia do nosso município -, afirma Eduardo do Blog.
A indicação segue para análise do Poder Executivo.