Lançamento do projeto “Palácio Amarelo: Memórias e Afetividades”
O conceito de Patrimônio afetivo abrange bens identificados por meio dos sentimentos de emoção e pertencimento, agregando um novo valor social para o local. Tornatore, professor universitário de patrimônio, museologia e antropologia acredita que, para além das esferas política e institucional, as vivências e memórias dos indivíduos reconstroem e fortificam sua relação com o passado.
A partir disso, entrevistamos Seu Aílton, um funcionário que trabalha na Câmara Municipal de Petrópolis há 16 anos e é conhecido pelos companheiros de trabalho pela simpatia e cordialidade. Ele já trabalhou com os cuidados dos jardins da Câmara e atualmente segue com serviços de manutenção.
Fotografia do seu Aílton recebendo certificado de vereadores da CMP.
Autoria: Acervo Pessoal de Aílton
Seu Aílton tem orgulho em dizer que é um dos funcionários mais antigos na câmara e compartilha o que acredita ser essencial em seu serviço:
"Porque você trabalhando num local desse você tem que ter educação, muita responsabilidade, saber lidar com todo tipo de gente [...] Vereador é tudo novo, eu tenho sido o mais velho [...] de funcionário acho que não tem ninguém.”
Fotografias do seu Aílton recebendo certificado ao lado dos vereadores da CMP.
Autoria: Acervo Pessoal de Aílton
Caso tenha interesse em colaborar com o projeto e queira compartilhar suas memórias afetivas com a Câmara, entre em contato com a equipe do Palácio Amarelo através de nossas redes sociais:
Instagram: @palacio_amarelo
E-mail: daupalacioamarelo@esdi.uerj.br