Novidade!

por Adriana Fradique publicado 08/06/2021 17h18, última modificação 08/06/2021 17h18

Novidade!

O professor Antonio Carlos dos Santos Oliveira, participará do Plano de Ação e Preservação, mais especificamente como colaborador do Levantamento da Morfologia Urbana e Microclima: Indicação de Estratégias de ação, gerenciado pela professora Patrícia Drach. Antônio é doutor em Museologia e Patrimônio, com graduação na mesma área, mestre em Arquitetura, Climatologia e técnico em meteorologia. Além de atuar como professor, ele  é consultor em controle climático e gestão de riscos para museus e bibliotecas. A partir do mapeamento de riscos, Antonio montará um protocolo sobre a conservação do acervo do Palácio. Esta parceria é mais um passo importante que solidifica o compromisso do projeto em prol da preservação e conservação do nosso querido Palácio Amarelo.

 

Participação no evento Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus

Outra novidade é que a equipe do Palácio Amarelo: Plano de Ação e Preservação irá participar do  “7º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus: Tecnologia e Descolonização” que ocorrerá entre os dias 18 de outubro e 12 de novembro de 2021 , nas cidades de Lisboa, Madrid, Recife, Petrópolis e Rio de Janeiro, em formato digital. No evento serão realizadas palestras, mesas-redondas, sessões de comunicação e oficina debaterão as expressões da Memória e da História no que diz respeito aos processos de descolonização e às inovações tecnológicas em espaços de Cultura.

Os integrantes da equipe do Plano de Ação e Preservação, que fazem parte da UERJ, levarão o nome do projeto para o evento apresentando um artigo que contará um pouco sobre a iniciativa e principalmente das atividades de educação patrimonial realizadas. As ações realizadas com os alunos do loteamento Samambaia, onde o Professor de educação artística Mauro apresentou um pouco da história e arquitetura do Palácio Amarelo,  serão o tema central do texto, revelando os efeitos positivos das práticas de Educação com crianças e adolescentes.

 

Site oficial do evento para mais informações: https://arquimuseus.arq.br/2021/04/05/7o-seminario-internacional-museografia-e-arquitetura-de-museus-tecnologia-e-descolonizacao/