Visita Técnica

por Adriana Fradique publicado 22/06/2021 14h25, última modificação 22/06/2021 14h39

No dia 21/05/2021 o Palácio Amarelo recebeu a visita do arquiteto e professor da pós graduação de especialização em gestão e restauro arquitetônico da UERJ Jorge Garro Astorga, que estava representando seu escritório, juntamente de seu estagiário Pedro. Participaram também o arquiteto e professor da UERJ Bernardo Vieira e o assessor de projetos especiais da Câmara Rafael de Souza. Eles realizaram uma visita técnica onde analisaram o estado de conservação de algumas partes do edifício, tão logo já identificaram alguns pontos que precisam de atenção, mas deram foco principalmente ao telhado que atualmente precisa de reparos com rapidez.

Registro da visita. Da esquerda para a direita : Rafael Souza (assessor), Pedro (estagiário), Hailton Francisco de Souza(funcionário), Jorge Astorga (arquiteto) e (arquiteto e professor).  

Foto: Equipe Palácio Amarelo: plano de ação e preservação

Fotografia tirada dos fundos do palácio, mostrando o telhado e a cúpula. 

Foto: Jorge Astorga (2021)

Após a visita, a equipe do projeto Palácio Amarelo: plano de ação e preservação se reuniu de maneira remota para discutir as primeiras atitudes que precisam ser tomadas. Na ocasião participou também o engenheiro Jorge Campana, que está contribuindo com sua experiência e conhecimento na área.

Uma segunda visita técnica, ainda sem data marcada, será realizada para dar prosseguimento ao plano estratégico.

Essas idas ao palácio estão também auxiliando o processo de atualização das plantas arquitetônicas do edifício. Os desenhos antigos estão sendo modificados para representarem melhor a realidade atual do Palácio. Os alunos da UERJ e estagiários da Câmara Gabriela Freitas e Filipe Graciano estão responsáveis por essa melhoria, e contam com a ajuda do arquiteto Jorge Campana que contribui com sua experiência. Contam também com o apoio do arquiteto José Mário Quintella, que é aluno da pós graduação de especialização em gestão e restauro arquitetônico da UERJ, além de ser funcionário da Câmara Municipal.

 

BANNERS

Uma novidade é que em breve serão fixados à fachada do Palácio Amarelo banners do plano de ação e preservação, a previsão é de que sejam instalados no dia 16/06/2021. As faixas levarão ao público que passa pelos arredores do edifício o nome do projeto Palácio Amarelo: ação e preservação e também o compromisso da câmara de vereadores da cidade de Petrópolis com a preservação do edifício. A iniciativa foi devidamente aprovada pelos camaristas, e pelos órgãos de preservação do patrimônio como o IPHAN.

Banner a ser colocado

Fonte: Equipe Palácio Amarelo: plano de ação e preservação

Proposta de intervenção na fachada com colocação de banners no pavimento superior